Formas de Ingresso

 

 

 

Os alunos podem ingressar  nos Cursos da Faculdade Aliança de Itaberaí - FAIT por intermédio  de cinco formas distintas, a saber:
 
1.  Concurso Vestibular
 
2.  Transferência Interna
 
3.  Transferência Externa
 
4.  Reaproveitamento de Curso
 
5.       PROUNI
 

1 Concurso Vestibular

 
            O Concurso Vestibular é um processo seletivo de ingresso na Faculdade paracursos de graduação, em que é avaliado o domínio do candidato sobre conteúdos e competências pertinentes ao ensino médio.
Todo candidato que tenha concluído o ensino médio ou equivalente, ou que esteja em processo de conclusão até o início das atividades letivas, pode participar da seleção.
 

2 Transferência Interna
           É a passagem do aluno de um curso da FAIT para outro, podendo ser requerida por alunos regularmente matriculados no curso de origem, ou dentro de validade do trancamento de matrícula ( 2 anos). A transferência interna poderá ocorrer entre os cursos da Instituição, desde que seja de área afim ao curso de origem.

          A transferência interna de um curso para outro somente poderá ser efetuada após a conclusão do primeiro semestre no curso de origem, desde que, as transferências externas para o mesmo curso e os pedidos de reingresso dos portadores de curso superior, ainda haja vaga.

 

3 Transferência Externa

               A Transferência Externa é indicada para alunos regularmente matriculados, ou com matrícula trancada em outra IES, cujo curso seja devidamente autorizado ou reconhecido pelo MEC (Ministério da Educação).
              Tais alunos podem solicitar Transferência Externa, em um processo que está condicionado à existência de vagas no curso pretendido. Caso o número de candidatos seja superior ao número de vagas, o candidato será submetido a um processo seletivo específico.
 

4 Reaproveitamento de Curso

            Candidatos portadores de diploma de curso superior reconhecido pelo MEC podem solicitar Reaproveitamento de Curso.
            Esta é uma forma de ingresso em que o candidato portador de diploma de nível superior devidamente reconhecido solicita isenção do vestibular para ocupar uma vaga nos cursos da Faculdade Aliança de Itaberaí -  FAIT. Este processo está condicionado à existência de vaga no curso pretendido. Caso o número de vagas seja inferior ao númerode candidatos será realizado um processo seletivo específico.
 

5  PROUNI

           Nessa forma de acesso, os candidatos pré-selecionados pelo MEC para a Faculdade Aliança de Itaberaí - FAIT deverão procurar a instituição com os documentos que comprovem as informações prestadas na inscrição.
          No ato da inscrição do Prouni, o candidato preencherá um formulário que irá registrar suas informações. A instituição selecionada terá de comprovar se todos os dados são verídicos. Essa comprovação se dará na entrega dos documentos do candidato. Não havendo nenhuma irregularidade o candidato estará apto a bolsa.
          A instituição terá a opção, também, de incluir novos bolsistas, por meio de bolsas remanescentes que se dão quando as vagas nas chamadas do Prouni não são preenchidas.
         Para se candidatar é necessário ter concluído o ensino médio ou estar cursando a última série e atender aos critérios estabelecidos pelo Ministério da Educação, quais sejam:
  • Ter cursado as três séries do Ensino Médio em escola pública ou com bolsa integral em escola da rede particular.
  • Renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio para bolsa integral ou deaté três salários mínimos para bolsa parcial.
  • Nota do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), conforme estabelecido pelo MEC.

Você está aqui: Home Formas de Ingresso